Comércio bombando nem sempre é sinal de desenvolvimento


Em um grupo de discussão sobre Campo Limpo Paulista foi publicada uma postagem rotulada como "apenas um desabafo". A autora afirma que embora Várzea Paulista "sempre foi motivo de piada" a cidade "cresceu de forma absurda" e que o "comércio de Várzea não perde nada para Jundiaí" (há controvérsias!). 



A comparação é com a vizinha Campo Limpo com o argumento de que esta última ficou defasada, "sem nada, sem incentivo fiscal, e com grande dificuldade de legalizar um comércio"O comentário é concluído falando sobre fast-foods (Habib's, SubWay, McDonald's) e lojas como Maravilhas do Lar. 


Pois bem. Diante do exposto resolvi viajar em uma sopa de números e compartilhar a informação. Comércio, de fato, é um fator que contribui com a cidade. Contudo, a despeito de Várzea Paulista estar à frente em opções do varejo, isso não tem refletido na qualidade de vida da população.

Os 109 mil moradores de Várzea se amontoam nos 35,12km² o que confere à cidade uma densidade demográfica crítica: 3.128,08hab/km². Já Campo Limpo Paulista, com área de 79,4km², e 75 mil habitantes, tem uma densidade demográfica de 954,7hab/km².
Podem falar mal o quanto quiserem da contenção de exploração imobiliária em Campo Limpo Paulista, mas se as porteiras da cidade fossem escancaradas como se fazia e faz em Várzea Paulista o colapso social seria muito maior.

Comércio varejista ajuda, mas não resolve. Basta comparar alguns dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
As taxas de mortalidade infantil devem acender o sinal de alerta se consideradas a renda per capita de cada cidade em 2010. Louvera, por exemplo, tem a segunda maior renda per capita da região e é líder na taxa de mortalidade infantil. Já Campo Limpo, com a quarta posição de renda, tem o segundo melhor índice de mortalidade infantil, à frente apenas de Jarinu.




Como o setor de serviço abriu a pauta, vamos a ele. Ainda comparando a região, vale a pena observar o PIB de cada cidade e o percentual dos setores de indústria e serviço na composição do mesmo. Os dados a seguir são referentes ao exercício de 2010.



Enquanto Campo Limpo ocupa a 6ª posição no valor do PIB, Várzea fica em 4º lugar. Mas justo no setor de serviços, que à vista dos olhos seria mais valorizado em Várzea, no bico do lápis, a situação é outra.

ALUNOS MATRICULADOS X POPULAÇÃO
Para concluir, como se explica que Várzea Paulista tenha quase 110 mil habitantes e menos alunos matriculados que Campo Limpo?
Se tem mais dinheiro, isso não deveria ser perceptível em mais escolas? Será que além de receber pacientes varzinos, Campo Limpo também recebe alunos?


 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes