Pausa para falar das rosas (com alguns espinhos)



Este post que não versa exatamente sobre uma questão política (mais comum ao blog), mas tem o intuito de destacar não apenas uma questão comercial, mas sobretudo, uma questão de valoração humana.

Na semana passada, mantive contato com as organizadoras do Miss Beleza Campo Limpo Paulista 2013 que acontece no próximo dia 8, a partir das 19 horas, no Espaço Paraíso, com candidatas de 16 a 35 anos. O bate-papo foi com Dolores Moreno e Vania Renno.

Durante a conversa que estava longe de qualquer necessidade de formalidade ou teatralização, posto que a ideia era articular alguns detalhes da produção do evento, a esteticista Vania Renno, por princípios éticos contou um "milagre", mas omitiu o santo (ainda bem). Infelizmente, o que ela contou não é necessariamente um feito extraordinário, tampouco que precisa de intervenções metafísicas para serem registrados. São ações que há muito persegue a identidade de nosso povo brasileiro e que, infelizmente, ainda persistirá por muito tempo.

Como organizadora do evento, Vania foi procurada por uma pessoa interessada em descobrir como "facilitar" o resultado do concurso. Sem pudores, a dita cuja lascou a pergunta: "Quanto é para minha filha ganhar o concurso?". Assustada com o questionamento, Vania respondeu que o evento não estava sendo organizado para favorecimento de qualquer pessoa nem para que ela e demais envolvidos obtivessem vantagem agindo de má fé. 

Felizmente, a tal candidata foi retirada do concurso, pois a autora da proposta indecente entendeu que a filha não estaria preparada para uma possível derrota, posto que o resultado não iria depender de cash, mas de competência e do olhar técnico dos profissionais que vão compor o júri.

Vania contou sobre a infeliz abordagem com os olhos marejados. Ela não imaginava que alguém fosse ter esta interpretação acerca de sua motivação para a promoção do evento. Embora o episódio de um lado revele a podridão que ainda causa múltiplos transtornos, por outro, dá ao menos para mim (e espero que a outros que tomam conhecimento disso) que, sim(!!!), ainda existe esperança. Por mais que estejamos cercados por gente putrefata, ainda é possível encontrar pessoas com desejo de fazer mais e melhor.

Esta postagem não foi encomendada pelas organizadoras que serão surpreendidas com minha iniciativa. Contudo, tomei a decisão de publicá-la, pois acredito que se as mazelas encontram espaço para publicidade, as virtudes precisam encontrar ainda mais meios de serem conhecidas. Ainda que muitos digam que se trata de uma "obrigação" ser honesto, infelizmente, este não é um valor moral que pareça ser cultivado em escala que minimize dissabores.

Isto posto, ainda que esteja impedido por outros compromissos de acompanhar o evento, posso recomendar e até pedir que tantos quantos possam, invistam na causa. Como há uma mega estrutura por detrás, a entrada não é franca, mas também não é nenhum assalto. Por apenas R$ 20 (vinte reais) quem puder participar, além de estar ajudando as candidatas (uma torcida, mesmo discreta sempre ajuda), vai presenciar um evento que tem tudo para escrever uma nova página nesta área na cidade.

Com uma proposta para resgate de valores o evento cultural está sendo divulgado como sendo algo da e para a família campo-limpense. A programação promete algumas surpresas como, por exemplo, homenagem há algumas centenas de mulheres que fizeram e fazem a história da cidade. Entre as homenageadas estarão ex-misses que há alguns anos já arrancaram suspiros de alguns marmanjos e, a bem da verdade, quando os camaradas citam os nomes das mesmas, se as esposas estiverem por perto, fazem um esforço tremendo para não dar bola fora.

E, se dão, o beliscão corre solto, a pisada "sem querer" no dedão, também, sem contar aquela cara de poucos amigos que se instala na enciumada. Mas, felizmente, não é nada que cause a terceira guerra mundial. Acaba se tornando motivo de risada e, no fim, mostra que somos mais integrados e dependentes uns dos outros, independente do credo, da raça, da classe social, da profissão.

Durante os poucos momentos que estive com as organizadoras e também com o sr. Roque Agostinho que está auxiliando no levantamento de nomes e fotografias das mulheres campo-limpenses, a cada rosto apontado, a cada nome citado, a cada trajetória brevemente resumida, ficou muito claro para mim que, de fato, não somos uma ilha. O que fizemos ontem, repercute agora. O que fazemos hoje, terá o seu tempo de ser lembrado ou não. Nossos passos de agora, podem ser imitados ou repudiados, memorados ou esquecidos. Tudo é uma questão de escolha.

Parabéns às meninas que se dispuseram a arregaçar às mangas e ir à luta para promover o evento. Sucesso às candidatas, belezas raras descobertas em nossas ruas. Algumas vão enfrentar uma passarela pela primeira vez, mas estão se preparando com dedicação.  

Meus cumprimentos, ainda, a todos os patrocinadores que, cada um dentro de seu orçamento, decidiu abraçar a causa e contribuir para que o evento seja possível. 

Quem tiver interesse em adquirir o convite, entre em contato pelos telefones: 4039-5331 / 11 997-077-203 (vivo) ou procure por uma das candidatas.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes